Quando criamos uma conexão com o banco Oracle utilizando o Oracle Data Provider, é importante configurarmos alguns parâmetros em suas configurações avançadas, para evitar lentidão e perda de performance devido ao uso contínuo da aplicação, seja ela desktop ou web. Elas são referentes ao funcionamento do pool de conexões, que melhora a performance do acesso entre o .Net e o Oracle.
Min Pool Size: Define o número mínimo de conexões que farão parte do pool de conexões. Quando o pool de conexões é criado pela primeira vez, ele mantém em cache este número de conexões, mesmo que nenhuma conexão tenha sido solicitada.
Max Pool Size: Define o número máximo de conexões que podem ser mantidas no pool.
Connection Lifetime: Define a duração máxima (em segundos) de uma conexão no cache do pool de conexões. É importante lembrar, porém, que sempre que possível, você deve fechar uma conexão sempre que ela não for mais necessária.
Incr Pool Size: Define o número de conexões que devem ser adicionadas ao cache do pool sempre que novas conexões forem necessárias.
Decr Pool Size: O serviço de pool de conexões encerra automaticamente conexões não usadas a mais de 3 minutos. Este atributo define o número máximo de conexões que podem ser fechadas a cada vez que esse evento ocorre.
Segue abaixo uma sugestão de configuração, feita baseada nos dados disponíveis no livro Pro ODP .Net for Oracle Database 11g, fonte das informações deste post:
Clique na imagem para ampliar
Nenhum comentário:
Postar um comentário